O que é a Iniciativa
GRAVURAS
Desde muito cedo fomos cativadas pelos encantos do Castelo, a sua natureza, a história, as tradições, os edifícios, as pessoas, tudo em si nos deu um desejo imenso de nunca o abandonarmos. No entanto, não é somente o ficar que nos preenche o coração, porque entre a beleza do que tão bem conhecemos e daquilo que nos é desconhecido, acumula-se o sentimento de obrigação de ver esta terra sorrir vigorosamente, como no nosso íntimo sabemos que anteriormente já o fez. Em nós, prevalece essa vontade de contemplar as ruas cheias de gente e união, uma vez que no fim de contas é isso tudo o que realmente importa.




O que perdura de nós é o que fazemos e vivemos com os outros, portanto é desde tenra idade que sonhamos em fazer a diferença, em seremos como personagens anteriores e atuais, peças fulcrais para manter este sítio vivo, leal há sua essência e com os nossos dezoito anos surgiu a oportunidade de fazer acontecer.
Há ideia de valorizar, divulgar, preservar, inovar e enaltecer este pedaço de Portugal, juntamos a paixão de uma pela pintura e a da outra pela escrita, a um toque de registos fotográficos, então a 13 de Junho de 2022 nasceram as Gravuras.
Com particularidades nas redes sociais, apostamos principalmente em ser uma iniciativa que contacte diretamente com as pessoas, fortalecer a relação com as gentes da nossa terra, que são a nossa mais autêntica inspiração, é por e para elas que prevalecemos.
Com a iniciativa também se manifestou o nosso lema, «Das Ruínas às Raízes», a que prometemos para sempre continuar fiéis, seguindo o seu simbolismo, isto é, preservando a cultura deste local, protegendo as nossas tradições e história, participando e colaborando nas mesmas, conciliando o presente com o passado.
Não há nada como ver uma ideia materializada, o nosso percurso tem sido uma caminhada incrível, que não trocávamos por nenhuma outra. Pouco a pouco, progredimos conscientes que surgirão desafios, mas que eles não nos derrubarão enquanto na nossa mente se manter presente aquilo que verdadeiramente defendemos.
Olhamos para toda a beleza material deste local e rendemos nos, mas conseguimos ter a perceção de que se não fossem as pessoas que cá viveram, não haveria nada do que hoje se pode encontrar, até o mais belo monumento perderia todo o seu encanto.
Para promover e sustentar esta iniciativa, para serem possíveis futuras atividades, desenvolvemos alguns produtos com o carimbo Gravuras, que levamos nomeadamente a feiras regionais.
Antes do turismo, de divulgar o que se pode visitar na nossa bela aldeia, devemos ter como prioritário relembrar como esta terra é um ótimo lugar para se viver.
Cativar as pessoas a permanecerem permanentemente, será sempre o nosso principal objetivo, pois só essa luta pode garantir que continuaremos no futuro com um Castelo cheio de vida e esse é o nosso verdadeiro propósito.
CONHECE QUEM CRIOU AS GRAVURAS
Joana Nunes de Sousa
Natural do Castelo é apaixonada por escrever sobre ele e sobre tudo o que a fascina. Nasceu em 2004, e aos 14 anos publicou o seu primeiro artigo num jornal, essa estreia deu-se com uma crônica inspirada no Castelo. Como escritora conta com funções nas Gravuras, onde redige todos os textos partilhados. Apenas com 19 anos publica o seu primeiro livro, Mestre - As Vozes Eruditas do Castelo.
Tatiana Nunes de Sousa
Artista autodidata, aperfeiçoa o seu dom ao praticar constantemente essa que é a sua paixão. Muitas das suas obras já foram compradas, o seu currículo artístico conta com participações em diversos concursos e a exposição de inúmeras das suas obras. Natural do Castelo, nasceu em 2004 e deu vida a todas as telas que compõem Mestre, a primeira exposição que realizou, com somente 19 anos.